segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Roçado

Essa área foi desmatada para ser plantada a maniva para a produção de mandioca. Essa prática é bastante utilizada na região, que começa sempre pela queima.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Plantio de manivas


Essa foto demonstra como os trabalhadores rurais fazem a plantação de manivas. Após ter brocado a roça, feito a queimada eles plantam as manivas. Usam nessa atividade apenas um teçado para cortar as manivas em pedaços pequenos para o plantio, uma enxada para fazer as covas onde as manivas serão colocadas e um paneiro para carregar as manivas.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Descascamento de mandioca

Quando a mandioca não é levada ao igarapé para amolecer . faz-se o descascamento dela com faca para ser ralada no ralo ou na caititu. Em propriedades maiores algumas pessoas são pagas para exercerem esse tipo de atividade. Essas pessoas recebem por produção, ou seja, a cada caixa de mandioca descascada é estipulado um determinado valor. Isso dura o dia inteiro!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Transporte de mandiocas

Essa é uma forma bastante tradicional do agricultor realizar o transporte das mandiocas para igarapé ou para o retiro onde é produzida a farinha. Além do cavalo, utiliza-se também do boi com carroça ou mesmo o próprio agricultor produz uma cesta chamada de aturá para enchê-la de mandioca e carregar nos próprios ombros (só que essa última é uma forma que exige bastante força do homem do campo).

Poço

Esse é um poço construído em um igarapé pelo agricultor para colocar a mandioca recolhida da roça para o processo de amolecimento. É um tipo de processo muito utilizado em Acará - Pará. A mandioca fica de molho durante 4 ou 5 dias para o amolecimento para depois seguir para o Retiro (Casa de Farinha) para a produção de farinha d'água.

Torração de Farinha



Um dos informantes da minha pesquisa permitiu que eu participasse da torração da farinha. Acho que foi muita coragem dele, pois eu, marinheiro de primeira viagem, resposável por essa atividade, foi um perigo, não!

Rio Acará



Esse é o Rio Acará, que banha a sede do município. É um importante rio que escoa dentre outros produtos a farinha fabricada pelos agricultores com variados destinos. O nome do município, aliás, advém de uma expressão indígena que significa ''aquele que morde'', uma referência direta aos peixes que se encontram nos cursos dos rios de água doce, em particular, no rio Acará.


Esta é a orla de Acará, no Estado do Pará. Esse município fica localizado a 100km de Belém para quem utiliza a Rodovia Alça-Viária, entrando no ramal do Km 46 para pegar a PA-252.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus


Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Acará. Nesse dia, eu estava próximo a feira do agricultor selecionando alguns informantes que comercializam a farinha produzida no município.

Prefeitura Municipal de Acará



Foto da Prefeitura Municipal de Acará - Pará. O município pertence à messorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Homogênea de Tomé-Açu. A sede municipal tem as seguintes coordenadas geográficas. 01º 57'36" de latitude Sul e 48º 11' 51" de longitude a Oeste de Greenwich.

Igreja Matriz do Município de Acará



Esssa é a igreja matriz do município de Acará - Pará, região em que realizei minha pesquisa de campo para a recolha de dados lingüísticos com o objetivo de inventariar a terminologia do ciclo produtivo de farinha. O município é considerado o maior produtor da mandiocultura no Estado do Pará (dados do IBGE, 2008), matéria-prima para a fabricação de farinha.